segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Uso de blogs corporativos na prática

Por Kelly Fusteros

Conforme prometido, este post vem para complementar o post da Daniele sobre os seis tipos de uso de blogs corporativo. Baseados na classificação de Fábio Cipriani.


Exemplificando o conceito de blog de Comunicação de Marketing, escolhi o blog da Vivo , pois prioriza em casa post seus serviços e vantagens de se ter um vivo.
Primeiro o blog contextualiza, como
por exemplo, as mensagens de texto sms na sociedade e, no desenrola do texto, menciona seus serviços e aparelhos divulgando
lançamento de novos modelos.



Continuando com os blogs de telefonia celular, aponto o blog da Claro como um blog de Relações Públicas pois seu objetivo é apresentar a empresa, estabelecer um relacionamento com os públicos e fornecer um canal de feedback.



Como Gestão de Clientes, temos o blog da Iveco, que divulga seus produtos, neste caso caminhões, em eventos e propagandas.



No blog da BrandMe, especializada em consultorias, o cliente tira suas dúvidas sobre como elaborar um planejamento estratégico e dicas de marketing para seus negócios. Os visitantes deixam suas dúvidas e delas são construídos posts para esclarecimentos de todos, caracterizando-o como blog de Suporte ao Cliente.



Com o intuito de melhorar os relacionamentos com seus colaboradores e deixá-los mais informados sobre a organização. A Coletek, indústria de periféricos, criou um blog de acesso restrito aos seus funcionários, com as informações necessárias para melhorar o ambiente de trabalho. Este é blog um blog de Gestão do Conhecimento.

E o último exemplo é o blog do Plano Nacional de Cultura que explica o que é o plano nacional de cultura, todas as etapas pelas quais ele já passou e seus resultados, sendo classificado como blog de Gestão de Projeto.


Espero ter ajudado vocês a identificarem cada tipo de uso para o blog corporativo e lembrando que existem milhões de outros exemplos que poderiam também ser citados. Quem quiser trazer dicas de outros blogs sinta-se a bordo e compartilhem as informações.

6 comentários:

Cibele Silva disse...

Não é pq o blog seja classificado como de Relações Públicas, mas para mim o melhor blog dos relacionados é o da claro.

Um bom blog tbm de marketing é o da Boticário, na minha opinião.

Boas escolhas Kelly, eu não conhecia o blog do Plano Nacional de Cultura, depois vou parar com calma e dar uma analisada nele.

Abraços,
Belle

A Bordo da Comunicação disse...

Boa análise e bom gancho do meu post Kelly...=]

Beijo
Daniele, A Bordo.

Ocappuccino.com disse...

sendo assim meu blog favorito é o da claro, pois pela definição é um blog de RP :)

mateus

Comunicação em Rede disse...

Eu já baixei um arquivo do BrandMe e é muito útil! Sem querer imitar você, mas em questão de layout eu gostei mais do da Claro.. :)
Bjs!
Karol

Fabio Procópio disse...

Ja fui em uma palestra com um dos responsáveis pelo blog da claro... realmente é um trabalho legal que eles fazem.. A palavra feedback é central e primordial no trabalho deles.. por isso tanta importância com o consumidor.

Abraços

Kelly disse...

Olá pessoal

Quem bom que vcs gostaram do post. Foi muito interessante faze-lo.

Realmente o da Claro tem o melhor layout. Não apenas bonito, como o do Boticário, ele tem realmente um feedback para o cliente.

Como o professo Kleber, de marketing, diz: Isso é muito coisa de relações públicas: Sempre ser o certinho e o melhor. hahaha
Acho que a gente tá se sentindo hahaha. Mas realmente é o melhor.

Abraços a todos