quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Inovação do Google pelo Transporte Público

Por Cibele Silva

O Google maps é um serviço de pesquisa e visualização de mapas e imagens via satélite, o ofício disponibiliza mapas e rotas de alguns países.

Através do Google Maps a empresa estadunidense Google passou a disponibilizar em dezembro de 2008, o serviço ‘Google transparente público’ nas cidades de Belo Horizonte e de São Paulo, o desenvolvimento da ferramenta foi realizada em parceria com a SPTrans, EMTU e BHTrans. Neste mês a cidade do Rio de Janeiro ganhou o serviço.

O governo está acreditando no potencial do Google de ligar a população aos serviços de transportes. O ofício está sendo complementado nas cidades de Brasília, Recife e Porto Alegre e além de São Paulo e Belo Horizonte que estão com o serviço 100% completo, existe outras 77 cidades com o serviço, conforme dados da Gazeta Online.

Em São Paulo existe o serviço da SPtrans itinerário, porém não há interligação com o metrô e trem. É notável a diferença dos serviços, no site da São Paulo transporte temos que colocar muita informação especifica para obter a rota, como CEP, nº, horários. O Google maps é uma evolução, a facilidade para os cidadãos em procurar as rotas com precisão é muito mais cômoda, eu particularmente uso somente ele quando preciso.


A ferramente não trazer informações somente sobre o transporte público, seu grande diferencial é ‘obter a roda de carro’, com a intenção de não deixar que motoristas fiquem perdidos

Em entrevista a IDGNow o diretor geral do Google Brasil, Alexandre Hohagen afirma que “A inclusão de rotas de transporte público torna o Google Mapas ainda mais relevante para os usuários brasileiros. É uma ferramenta concebida para reunir informações e imagens que facilitarão a vida dos usuários”.

O sistema do Rio de Janeiro é o único que terá cobertura e em toda a região metropolitana, segunda a revista Info a parceria foi desenvolvida com mais precisão. “"Esse é o segundo grande lançamento que fazemos no Google Maps em todo o mundo. Poucas metrópoles têm um projeto tão bem implementado quanto aqui no Rio. Esperamos que o Google Transporte Público também possa contribuir para que o Rio seja escolhido sede dos Jogos Olímpicos de 2016". Diz Hohagen a entrevista utilizada pelo G1.
O Google está ultrapassando fronteiras, hoje está proporcionando o acesso aos transportes públicos com maior precisão, amanhã como já falamos aqui, a empresa está desenvolvendo com a NADA uma ligação entre a Terra com os outros planetas via internet, a chamada Internet Interplanetária. Me pergunto qual será o próximo passo.

3 comentários:

Ocappuccino.com disse...

neste mesmo campo de mobilidade urbana já em sp, rio e bh tem o Google Street View, alguem por ai já viu o stilo vermelho do google circulando pelas ruas?

mateus

Felipe disse...

A expressão "Google it" vai acabar servindo também quando alguém te perguntar: "Que ônibus pego pra ir a tal lugar?"...

Só não sei se podemos usar o termo inovação, porque em outros sites tem como ver as rotas de metrô, ônibus e outros meios de transporte público.

Mas certamente, por ser utilizado o Google Maps, tenha o diferencial para atrair e passar segurança por ser da Google.

Felipe

A Bordo da Comunicação disse...

hehe... sobre o 'Google Street View' eu lembro de uma postagem no ocappuccino, mas eu nunca vi o tal stilo vermelhor. rs

É eu utilizei o termo inovação justamente por isso Felipe. Já existe outros sites, mas com a 'integração' de metrô, trem e ônibus, só o google tem.
=D

Abraços,
Belle