sábado, 5 de setembro de 2009

Curso de Assessoria de Comunicação para Artistas da Música

Por Cibele Silva

Aula de media training - ministrada por Patricia Spínola

Nós, Relações Públicas, estudamos para ser aptos em diversos segmentos, como informa o podcast dos alunos do quinto período de RP da UERJ, disponível na nossa barra lateral do blog. O relações públicas pode atuar com comunicação interna, pesquisa de opinião, gerenciamento de crise, assessoria de impressa, assessoria de divulgação, relacionamento com a comunidade e consumidores, comunicação integrada, gerenciamento de ferramentas das mídias sociais, qualidade de atendimento, entre outras habilidades.

Bastante coisa, não?

Por este motivo, temos que nos aprimorar profissionalmente. Não somente na área de relações públicas, a atualização do profissional atualmente é de grande importância. A velocidade das mudanças e o desenvolvimento tecnológico transformam nosso trabalho. Assim, o aprimoramento profissional deixou de ser uma opção e passou a ser uma condição e necessidade dentro do exercício da profissão.

Nestas atuações, trago hoje mais uma especialização: um curso de Assessoria de Comunicação para Artistas da Música, realizado pela jornalista Patrícia Spínola. O currículo desta grande profissional é longo. Já apresentou e participou de programas de rádio e TV no Brasil e em Portugal, foi assessora de comunicação de diversos artistas, e gerenciou o departamento de comunicação da dupla Chitãozinho e Xororó.

Em 2008, a jornalista criou o curso que tem a proposta de mostrar a importância da profissão de Assessor de Artistas, suas características, transmitir os conceitos e preparar os profissionais e estudantes de comunicação que queiram trabalhar ao lado dos artistas da música. O curso é direcionado para todas as áreas da comunicação e para os profissionais que se interessem pela música.

De acordo com Patrícia, o mercado da música era muito fechado, pois transitavam sempre os mesmos profissionais, que já detinham os segredos da profissão. “Existem ainda pessoas que acreditam ‘nos escolhidos da música’, pessoas que têm a fórmula do sucesso dos artistas. Mas o mercado mudou muito e a cada dia são abertas novas oportunidades”. A jornalista conta ainda que, há alguns anos, as atividades eram desenvolvidas pelas grandes gravadoras, mas que hoje, a maior parte dos serviços é terceirizado, fator que dá oportunidade para pessoas trabalharem diretamente com os artistas da música.

Patrícia concluiu que há uma carência de bons profissionais neste mercado. O sonho dela é preparar pessoas com uma visão ampla da profissão, capazes de acompanhar as novas tecnologias, além de saberem aproveitar o que há de melhor nas redes sociais, na velocidade da comunicação, e elaborar planejamentos que levem seus artistas cada vez para mais longe, ainda mais rápido.


Carolina Lopes, assessora de comunicação dos artistas Léo e Junior, realizou o curso ministrado por Patrícia. Para ela, “o mundo musical sofreu grandes modificações com a evolução da Internet. Anteriormente, as pessoas escutavam as canções apenas por meios convencionais: rádios, vitrolas, cd players. Com a digitalização da música e as ferramentas da Web, democratizaram-se as condições para quem escuta e para os artistas que divulgam o seu trabalho”. Por estes motivos, para quem quiser ingressar na área, deve se manter “antenado” em tudo o que acontece nestas novidades. Carolina acredita que o curso de assessoria musical ajuda em todos estes aspectos.

Alessandra Brandão, estudante de Relações Públicas, já trabalhava como freelancer com algumas artistas “amigos” da música, quando lhe foi indicado o curso. Com a interatividade que conseguiu após as aulas, Alessandra conheceu pessoas diferentes e interessadas em trocar experiências. “Há muitas discussões durante as aulas, sempre com exemplos reais. Quando o assunto é press release, por exemplo, além de ensinar a estrutura de um bom texto, são trazidos para a aula exemplos já publicados por outros assessores, tanto bons quanto ruins”. Alessandra conta que aprendeu também técnicas para disparar os releases.

Depois que saiu do curso, Alessandra decidiu o que quer da vida: trabalhar com assessoria no ramo musical. Criou uma marca, um logo, abriu uma agência e está disposta para trabalhar na área.O trabalho de relações públicas é a comunicação, a visibilidade e a imagem. Resumidamente, o curso de assessoria de comunicação para artistas da música está dentro destas três especificações, é uma área que está em expansão e podemos nos especializar.

Patrícia está com a proposta de ministrar o curso na Bahia, em Londrina, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo, em Minas Gerais e até em Portugal e na Angola. Pelas pesquisas realizadas por ela, não existe outro curso especifico para a área. Uma ótima oportunidade.

A especialização te interessou? Deseja criar um grupo na sua cidade? Registre aqui o seu interesse e o que achou da especialização para a profissão.

4 comentários:

Patricia Spínola disse...

Amei Cibele! Muito bom! Obrigada pelo carinho! Dia 12/09 começa nova turma do curso. Para quem estiver interessado: cursos@psgm.com.br

Anônimo disse...

Só faltou o texto ser escrito por um jornalista. Mas a ideia foi boa.

Cibele Silva disse...

Que bom que gosto Paty.
Eu que agradeço pela atenção, achei muito importante o curso para especialização, nós de RP às vezes temos tantas áreas para seguir, que somos sempre comparados com alguma outra profissão, então a especialização é muito importante.
Vi que nas suas aulas tem muitos estudantes de RP. Parabéns pelo trabalho.


Abraços,
Belle
(A Bordo)

Carolina Lopes disse...

Parabéns Cibele! Adorei!!! Bjão